sexta-feira, 9 de abril de 2010

Notícias do Rio de Janeiro por uma feminista

Olá queridas amigas,
Como vcs estão vendo pela TV, as coisas aqui no Rio são realmente muito terríveis. Vários bairros inundados, casas destruídas, soterradas, as vidas perdidas ultrapassam uma centena. Mais de 12 mil desabrigados, a população pobre que é obrigada à residir em áreas de risco e pagam com suas vidas. Tudo o que muitas pessoas trabalharam e levaram a vida para construir, levado em questões de horas.

Essa é a realidade de um Rio de Janeiro que vive a falta de políticas governamentais para construção de moradias populares que de fato sejam seguras, que vive a sistemática repressão policial e do trafico de drogas, que é impedida de se manifestar.

É impressionante como nas áreas mais ricas do Rio apesar da chuva, das inundações, e eventuais quedas de árvores e energia elétrica, nenhuma morte, nenhum desabrigado, estamos há dois dias sem luz, mas na zona sul tudo se "normalizou" em horas...uma parte da cidade está um caos, a todo momento chega noticias de mortes, novos desabamentos, etc...
Nossas companheiras que são integrantes da AMB-Rio e que vivem do morro da Coroa, do Morro do Cantagalo e da Rochinha estão em segurança, mas infelizmente no Morro dos Prazeres (aqui em Santa Teresa) a situação é de grande calamidade, até agora já encontraram 20 mortos e ainda estão desaparecidos em torno de 22 pessoas.
Desde ontem tenho passado o dia todo lá, com as mulheres que em desespero procuram seus filhos e parentes (é impressionante como são as mulheres que estão na linha de frente, foram as mulheres que se organizaram para retirar as outras famílias das áreas ameaçadas, e tb são elas que organizam recolha de alimentos, roupas, etc...a maioria dos homens ficam parados olhando apáticos os bombeiros e as retro-escavadeiras retirarem os corpos...).

A chuva para um pouco mas depois volta com muita força e isso dificulta muito os trabalhos de procura dos corpos e remoção das pessoas das áreas ameaçadas, a todo momento temos que sair correndo pois, pode voltar a ocorrer novos deslizamentos de terra... Ontem a noite mais um grande desmoronamento aconteceu em Niterói e o número de vitimas pode chegar a 200 pessoas...uma verdadeira tragédia!!!

Amigas, estou juntando todas minhas forças para tentar ajudar de alguma forma essas pessoas tão desprovidas de cidadania, é nessa hora que a gente tem a verdadeira noção de que essas pessoas vivem sem nenhum direito a essa tal cidadania que tanto falamos...minha família está em segurança, nossa luz já voltou, mas nosso coração está cheio de dor, e é essa dor, que nos move para mobilizar o bairro para ajudar nossos "vizinhos favelados" que os moradores do asfalto passam o tempo todo fingindo que eles não estão lá, mas, no momento de um desastre como esse, vem tudo na cara e não tem como não vê-los...eita sociedade de merda!!!

Peço a todas vcs que coloque essas pessoas em suas rezas/orações/pensamentos positivos, o que for que cada uma acredite.
Grande beijo

Rogeria Peixinho
Articulação de Mulheres Brasileiras/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas sugestões, críticas e comentários aqui.