segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Colmeias versus Aborto na Paraíba

No dia 15 de janeiro o Colmeias solicitou direito a resposta ao Jornal da Paraíba, afiliada da TV Globo, tendo como motivação a emissão de opinião pessoal da âncora do mesmo jornal Sra. Sandra Paula. No encerramento da matéria sobre o aborto na primeira edição do jornal local na hora do almoço, a jornalista foi infeliz ao emitir seu posicionamento contrário ao aborto, alegando que uma pessoa estava sendo privada de escolher pela sua própria vida.
O Colmeias, após entrar em contato com a TV recebe a equipe de reportagem para se posicionar a favor dos direitos humanos, das políticas públicas para as mulheres e o direito de escolha das mesmas pelo uso de seu corpo.
A favor da discriminalização do aborto (mulheres podem ser presas por isso) e por políticas que envolvam o tratamento das mulheres, nestes casos, nossa organização não-governamental tentou passar em alguns minutos de reportagem a importância do envolvimento político e da sociedade, haja vista que experiências de outros países comprovam que a legalização do aborto fez com que seu número diminuísse.
Um aspecto importante a ser considerado é a vida destas mulheres vítimas de intervenções sem o mínimo de cuidado. Ou seja, além de um problema de Política Pública uma questão de Direitos Humanos.

Carolina C. Bezerra
http://www.youtube.com/watch?v=XEf0ktIEfBU


Um comentário:

  1. Vcs agiram muito bem, pedindo o direito de resposta, pois não cabia o comentário feito pela âncora no final da reportagem.

    No entanto, estruturar a reportagem em ser contra ou favor não ajuda em nada. A questão não é essa, nenhum mulher gosta de abortar. Precisamos discutir contextos, necessidades, valores, e tantas outras questões que envolvem a dificil questão do aborto clandestino.

    ResponderExcluir

Deixe suas sugestões, críticas e comentários aqui.